Documentação

Trabalhando com pagamentos on-line

Se você optar para que seus clientes paguem no momento da reserva com você, você pode usar seu sistema de pagamento online integrado. Por padrão PayPal será usado como provedor de pagamento, um dos maiores provedores de pagamento no mundo. Tudo que você tem a fazer é Criar uma conta PayPal gratuita, os clientes não são obrigados a ter uma conta no PayPal também. Eles podem simplesmente pagar usando seu cartão de crédito.

Também é possível usar Stripe.com como provedor de pagamento em vez de PayPal. E no norte da Europa gateways de pagamento adicionais estão disponíveis que oferecem métodos de pagamento específicos para essa região. Detalhes podem ser encontrados na lista de suportados provedores de pagamento.
Selecione a opção de pagamento e/ou aprovação de escolha
  1. Na guia Processos, sobre Exigir o pagamento ou aprovação?, selecione Pagamento completo antes de continuar e clique em Salvar alterações no rodapé da tela. Isto irá levá-lo de volta para a guia Visão geral da tela de configuração.
  2. Selecione a guia processo novamente e clique no link configuração de pagamento a direita de Exigir o pagamento ou aprovação?na sessão do cabeçalho
  3. Em ‘Configurações gerais’ selecione o terceiro modo de gateway: Automático – PayPal e clique em Salvar alterações. Isto irá levá-lo de volta para seu Painel.
Configurando o pagamento on-line

O resto da configuração é feita no site do PayPal. Por favor, consulte Como configurar uma conta PayPal.

Quando um cliente faz uma reserva, a reserva é colocada em sua agenda imediatamente, a fim de evitar que qualquer outra pessoa, pegue a mesma vaga. É, no entanto, marcado como “pendente” até o pagamento ser recebido. Uma vez confirmado o pagamento PayPal, a reserva está confirmada e confirmações de e-mail são enviadas para você e para o cliente, se configurado. Se o pagamento não feito por algum motivo, a reserva pendente será removida de sua agenda após 15 minutos. Se o pagamento vem em após esse tempo, a reserva será reintegrada, se a vaga não tiver sido tomada por outro cliente, entretanto, o administrador será notificado.

Você pode configurar o PayPal para adicionar impostos ou frete para seus pagamentos. Estas taxas são então adicionados ao finalizar, mas não aparecem na interface SuperSaaS.

Testando pagamentos on-line

Há duas maneiras fáceis para testar sua configuração de pagamento online. Uma opção é fazer uma reserva no sistema ao vivo e revertê-la diretamente. Isto virá a um custo pequeno, como o PayPal cobra uma taxa para a restituição (normalmente em torno de $ 0,30). Alternativamente, você pode testar o processo de pagamento através do nosso botão de pagamento de teste. Ele simula o processo de pagamento sem o uso de um provedor de terceiros. Ele se torna disponível quando você liga o modo de teste. Para fazer isso, vá até a parte inferior da página de Configuração de pagamento . Em Configurações de gateway , marque a opção modo de teste. Mude para o gateway sandbox PayPal… Um botão de teste azul irá aparecer na tela do pagamento.

Se você quer fazer testes mais extensos, evitando os encargos de reembolso, você pode alternar a porta de entrada para Modo de teste em combinação com uma conta de desenvolvedor PayPal.

Testando no sistema ao vivo

Para testar a sua configuração de pagamento on-line usando o sistema ao vivo, faça o login como um usuário e faça uma reserva que requer pagamento. Se você não vê uma página de pagamento durante o processo de reserva, aqui estão algumas coisas que podem causar o problema:

  • Você pode ter definido um preço abaixo de US $1,00 (o valor mínimo permitido para pagamentos automáticos)
  • Você pode estar logado como superusuário ou administrador e selecionado a opção Aprovar automaticamente reservas por um superusuário… na aba Configurar > Processo
  • Você pode ter ativado o sistema de crédito e o usuário você está logado tem crédito sobrando. Em particular, o administrador sempre tem crédito ilimitado

Clicando no botão Pagar Agora irá levá-lo para o site do PayPal, onde você pode fazer o pagamento. Note que o PayPal não permite que você envie dinheiro para você mesmo, então você terá que usar outro cartão de crédito – diferente do que está associado a sua conta do PayPal – ou outra conta de PayPal – diferente do que está associado com os seu calendário SuperSaaS – para fazer o pagamento. Depois de completar o pagamento, você será reenviado a sua agenda. PayPal notifica SuperSaaS que o pagamento foi recebido, o status de reserva será atualizado e-mails de confirmação são enviados.

Para inverter o pagamento, você terá que acessar sua conta PayPal. Na aba Visão Geral, abaixo de Minhas atividades recentes, encontre o pagamento você acabou de fazer a si mesmo para testar o sistema e clique no botão restituição, situado em ordem na coluna Status/Ações. Isto irá abrir outra página, onde você pode fazer a restituição real (A página onde você tem que confirmar a restituição real também irá informá-lo sobre a taxa de reembolso que vai ser cobrada).

Visão Geral da conta PayPal

Poucos minutos depois de reembolsar o pagamento através do PayPal, a reserva deve ser deletada da sua agenda. Você pode descobrir o que aconteceu com a reserva, indo para a página Supervisor. Na opção Mostrar Lixo mostra os itens deletados. Em um agendamento do tipo Capacidade você precisa primeiro “dar um zoom” em uma classe usando o ícone para ver o link que leva para a lixeira. Os indicadores de pagamento vão explicar se a reserva foi excluída por causa de uma restituição – R – ou qualquer outro motivo. Note que se você ou seus usuários cancelarem uma reserva via SuperSaaS, ela não vai ser automaticamente restituída. No entanto, se você reembolsar um pagamento através do PayPal, a reserva correspondente será cancelada automaticamente no SuperSaaS.