Configurando um provedor de pagamento
O SuperSaaS oferece suporte a vários provedores de pagamento para lidar com pagamentos de compromissos e compras na loja de crédito. Por padrão, o PayPal será usado como provedor de pagamento. Nenhuma configuração específica é necessária para o PayPal, o sistema assumirá que o endereço de e-mail do administrador é a conta do PayPal.
Você pode adicionar um ou mais gateways de pagamento adicionais e, opcionalmente, remover o PayPal como provedor com as instruções abaixo.
A configuração pode ser feita usando o widget ‘Payment Gateways’ no canto superior esquerdo da caixa em “Mensagem para mostrar no topo da página da loja” ou colocando a palavra mágica $gateway
na caixa de mensagem.
- Alterar o gateway do PayPal
- Adicionar Stripe como gateway de pagamento
- Adicionar Mollie como gateway de pagamento
- Adicionar Square como gateway de pagamento
- Adicionar ePay como gateway de pagamento
- Adicionar PayU como gateway de pagamento
- Adicionar Paystack como gateway de pagamento
- Adicionar um gateway de pagamento personalizado

Alterando o gateway padrão do PayPal
O gateway do PayPal é ativado por padrão. Se você pretende usar um gateway diferente, desative o gateway padrão do PayPal. Isso pode ser feito com este código:
$gateway{nopaypal}
Por padrão, o sistema assumirá que o endereço de e-mail do administrador está vinculado a uma conta do PayPal. Você pode instruir o sistema a usar uma conta PayPal diferente adicionando a seguinte ‘palavra mágica’:
$gateway{paypal email@example.com}
Você pode habilitar vários gateways adicionando vários comandos $gateway
.
Caso haja mais de um gateway de pagamento habilitado, o cliente poderá escolher.
Adicionar Stripe como gateway de pagamento

Você pode encontrar informações abrangentes sobre o Stripe em sua página de suporte.
Stripe atualmente suporta pagamentos em mais de 100 moedas e vários métodos de pagamento. Neste momento, a interface com o Stripe suporta os métodos de pagamento com cartão de crédito, Google Pay, Alipay, Sofort, giropay, Bancontact, EPS, Przelewy24 e iDEAL. O Stripe cobra de seus clientes na moeda que você configurar na tela “Configuração de pagamento”.
Para começar a usar o Stripe com sua conta SuperSaaS, navegue até a seção “API keys” em sua conta Stripe para encontrar as chaves necessárias :
- Crie uma nova “Chave restrita” e dê a ela permissão de “gravação” no recurso “PaymentIntents”.
- Copie a “chave publicável” e esta nova “chave restrita”.
- Agora, alterne a opção “Visualizar dados de teste” à esquerda e repita essas etapas para obter uma chave de teste “Restrita” e “Publicável”. Essas chaves de teste são usadas para simular pagamentos sem uma transferência de dinheiro real, enquanto as chaves ativas são usadas para cobrar seus clientes.
- Adicione essas quatro chaves à sua conta SuperSaaS clicando em ‘Gateway de pagamento’ em “Mensagem a ser exibida na parte superior da página da loja” ou adicionando o seguinte texto manualmente:
$gateway{stripe pk_live_12example34 rk_live_12example34
pk_test_12example34 rk_test_12example34 intents}Lembre-se de substituir as chaves de API de exemplo pelas suas chaves de API.

Configure um webhook do Stripe para o SuperSaaS (opcional)
Se um usuário fechar a janela do navegador rapidamente após concluir o pagamento, é possível que o navegador ainda não tenha tido a chance de notificar nosso servidor. É mais provável que isso aconteça com métodos de pagamento que redirecionam os usuários para o site de seu banco, como o método de pagamento iDEAL. Se você usar esse método de pagamento, é recomendável configurar um webhook, que garantirá que os servidores do Stripe entrem em contato conosco, mesmo que a janela do navegador seja fechada prematuramente.
- Navegue até a seção “Webhooks” no painel do Stripe e clique em ‘Adicionar um endpoint’
- Na caixa ‘Endpoint URL’ digite
https://www.supersaas.com/payment/stripe_webhook
- Em seguida, clique no botão ‘Selecionar eventos’ e selecione os seguintes eventos: Intenção de pagamento →
payment_intent.canceled, payment_intent.payment_failed, payment_intent.succeeded
- Opcionalmente, adicione a cobrança → evento
charge.refunded
para que o sistema possa cancelar agendamentos automaticamente se um pagamento for reembolsado - Clique em ‘Adicionar eventos’ para fechar o seletor de eventos e clique em ‘Adicionar endpoint’ para salvar os detalhes do webhook
- O Stripe armazena o webhook separadamente para o “modo ao vivo” e para o “modo de teste”, você só precisa adicioná-lo para o “modo ao vivo”
Você pode experimentar o Stripe alternando para o ‘Modo de teste’ na tela de configuração de pagamento na seção Configurações de pagamento da sua conta SuperSaaS. Esteja ciente de que ativar o ‘Modo de teste’ mudará todos os seus provedores de pagamento atualmente configurados para o ‘Modo de teste’. Depois de fazer o primeiro pagamento de teste bem-sucedido, você pode consultar seu Stripe Dashboard em ‘Test Mode’. Se o pagamento estiver listado na seção ‘Pagamentos’, você pode desativar o ‘Modo de teste’ e começar a usar o Stripe no ‘Modo ao vivo’.
Cartão de crédito e/ou outras formas de pagamento
Por padrão, apenas a opção de pagamento com cartão de crédito está habilitada. Se você quiser usar as outras opções de pagamento via Stripe, poderá fazê-lo marcando as caixas de seleção apropriadas e, opcionalmente, desativando os cartões de crédito. Observe que a maioria das opções de pagamento só funciona se a opção “Intents” mais recente estiver selecionada, não está disponível na interface herdada. Certifique-se também de habilitar os métodos de pagamento desejados dentro de sua conta Stripe.
Versão herdada
O SuperSaaS tem a opção de usar uma integração mais antiga com o Stripe. Esta é a versão legada v1. Esta versão não é compatível com o PSD2 europeu. Recomenda-se usar a nova versão v2, se possível. Uma chave Stripe “Restrita” para esta versão herdada requer a permissão “gravar” no recurso “Cobranças”, em vez do recurso “PaymentIntents”.
Chave secreta
Em vez de uma chave Stripe “Restrita”, você pode fornecer uma chave “Secreta”. No entanto, essa opção é menos segura do que usar uma chave “Restrita”, pois essa chave dá acesso total à sua conta Stripe.
Adicionar Mollie como gateway de pagamento

Mollie é um provedor de pagamentos com foco europeu que pode ser usado para receber pagamentos por meio do sistema de pagamento SOFORT, o sistema holandês iDEAL e o sistema belga Mister Cash.
Ele também oferece a opção de usar o “Klarna Pay Later”, um serviço que permite que seus clientes possam pagar depois.
Se você tiver uma conta Mollie, poderá conectá-la à sua conta SuperSaaS com chaves de API. Você encontrará essas chaves em sua conta Mollie, em “Desenvolvedores”, “Chaves de API” com os nomes “Chaves de API ao vivo e de teste”.
$gateway {mollie test_abc123xyz live_abc123xyz}
Mollie não permite que sua tela de pagamento opere dentro de um iframe. Portanto, ao entrar na página de checkout nosso sistema detectará se a página está dentro de um iframe. Se esse for o caso, ele escapará do quadro para garantir que um clique subsequente no botão Mollie funcione.

Adicionar Square como um gateway de pagamento
Você pode encontrar informações abrangentes sobre o Square em sua página de suporte.
Square é um provedor de pagamentos focado em pagamentos com cartão de crédito nos EUA, Canadá, Japão, Austrália e Reino Unido.
Setup
Obter chaves de API
Para configurar o Square no SuperSaaS, você precisará de 6 chaves: um “ID do aplicativo”, “Token de acesso pessoal” e “ID do local” para pagamentos ao vivo e um “ID do aplicativo”, “Token de acesso pessoal” e “ID do local” para pagamentos de teste/sandbox. Você pode encontrar essas chaves da seguinte maneira:
- Faça login no Square developer dashboard
- Clique no sinal de mais para criar um novo aplicativo e dê a ele um nome reconhecível. (por exemplo, “SuperSaaS”)
- Clique em “Abrir” no aplicativo que você acabou de criar. Ele agora mostrará o “ID do aplicativo Sandbox” e o “Token de acesso Sandbox”.
- Para encontrar as duas chaves de produção, você precisa girar a chave na parte superior da página para “Configurações de produção”.
- Para encontrar o ID do local, clique em “Locais” no menu à esquerda, isso fornecerá o ID do local para o Sandbox
- Acione a chave na parte superior da página para encontrar o ID do local para o ambiente de produção
Adicione as chaves ao SuperSaaS
Adicione todas as 6 chaves à sua conta SuperSaaS clicando em ‘Gateway de pagamento’ em “Mensagem para mostrar na parte superior da página da loja”. Alternativamente, você pode inserir o seguinte texto no campo manualmente (lembre-se de substituir as chaves de exemplo pelas suas próprias chaves):
$gateway{square sq123-12-application_id-45 EAAAE123-personal_access_token-456 LOC1
sandbox-sq123-12-sandbox_app_id-45 EAAAE123-sandbox_personal_access_token-456 LOC2}
Modo de teste
Você pode experimentar o Square alternando para o ‘Modo de teste’ na tela de configuração de pagamento na seção Configurações de pagamento da sua conta SuperSaaS. Esteja ciente de que ativar o ‘Modo de teste’ mudará todos os seus provedores de pagamento atualmente configurados para o ‘Modo de teste’. Depois de fazer o primeiro pagamento de teste bem-sucedido, você pode verificar o painel da ‘Conta de teste padrão’ do Square para ver se o pagamento foi concluído. Você pode encontrar a ‘Conta de teste padrão’ no Painel do desenvolvedor do Square. Se o pagamento estiver listado na seção ‘Transação’, você pode desativar o ‘Modo de teste’ e começar a usar o Square no ‘Modo de produção’.
Adicionar ePay como gateway de pagamento

Há também um versão dinamarquesa deste guia
ePay, é um provedor de pagamentos dinamarquês que oferece suporte a vários métodos de pagamento, incluindo Dankort. Se você tiver uma conta ePay, poderá habilitar o gateway ePay usando a seguinte sintaxe:
$gateway{epay 123456}
Substitua “123456” pelo ID do comerciante que você obteve do ePay. Além disso, você precisará adicionar o domínio do seu agendamento na configuração do administrador do ePay. Se o domínio não estiver registrado, você receberá uma mensagem de erro. Você pode encontrar essa configuração aqui: “Configurações” → “Sistema de pagamento” → “Domínios criados para script de retransmissão”.
A menos que você esteja usando o SuperSaaS com um domínio personalizado, você pode simplesmente digitar “supersaas.dk” aqui. Se você está usando um domínio personalizado, você precisa inserir seu domínio personalizado aqui. Além disso, se você configurar que o usuário será redirecionado após uma reserva bem-sucedida, o domínio dessa página também precisa estar no sistema da ePay. Para adicionar mais de um domínio, você precisará entrar em contato com o suporte ePay. No entanto, seu sistema aceita solicitações de subdomínios do domínio registrado. Assim, ao usar um domínio personalizado, uma solução é registrar o nível superior do seu próprio domínio no ePay e usar um subdomínio para sua programação SuperSaaS.
Ativar a chave secreta MD5
É recomendável ativar uma verificação de hash MD5 em sua conta com uma chave secreta. Se não houver nenhuma chave secreta presente, um hacker pode falsificar mensagens de pagamento, fazendo com que os compromissos sejam listados como pagos quando, na realidade, nenhum pagamento ocorreu. Para ativar a verificação de hash MD5, use a seguinte sintaxe:
$gateway{epay 123456 secreto}
Substitua “secreto” por uma palavra de sua escolha e digite exatamente a mesma palavra na tela de administração do ePay aqui: “Configurações” → “Sistema de pagamento” → “Configurações para o sistema de pagamento” → “chave MD5”.
secretoSe as chaves secretas não corresponderem exatamente, o sistema moverá os compromissos para a lixeira, marcando-os com a mensagem “Falha na verificação de fraude”, mesmo que o pagamento tenha sido bem-sucedido.
Limitações da loja de crédito para ePay
Se você estiver usando a loja de crédito, precisará alterar a configuração “ID do pedido exclusivo” para “Não usar ID do pedido exclusivo” na página “Configurações do sistema de pagamento”. Caso contrário, você só poderá vender cada produto uma vez, porque o ID do produto é usado como o ID do pedido. Ao pagar por compromissos, o ID do pedido é um número de reserva exclusivo, portanto, não há problema em habilitar a configuração nesse caso. Observe que o recurso para permitir que o cliente insira sua própria quantidade não está disponível ao usar o ePay.
Configurações avançadas de ePay
Se você usa a mesma conta ePay para vários propósitos, talvez queira criar uma “janela” separada, que pode ter sua própria personalização, como o logotipo.
Você pode instruir o sistema a usar uma janela diferente com esta sintaxe: $gateway{epay 123456 secret 2}
, onde 2 é o ID da janela.
Se você ativar a “captura instantânea” o pagamento será automaticamente capturado logo após a etapa de autorização. Você pode habilitar a captura instantânea adicionando “1” como um quarto parâmetro, assim:
$gateway{epay 123456 secreto 1 1}
Observe que o MD5 deve estar ativado para poder definir o ID da janela e o ID da janela deve estar presente para ativar a captura instantânea. Se você não sabe o que é um ID de janela, pode simplesmente usar o número 1.
Adicionar PayU como gateway de pagamento

PayU é um provedor de pagamentos para a Polônia e a República Tcheca. Se você possui uma conta PayU, pode habilitar o gateway usando a seguinte sintaxe:
$gateway {payu 123456 segunda_chave USD}
Aqui você substitui a sequência numérica de exemplo “123456” pelo seu ID de PDV que lhe foi fornecido pela PayU quando você se inscreveu. Você também precisaria substituir a “segunda_chave” do exemplo pela segunda chave real da sua conta PayU. Finalmente, você precisa inserir o código de três letras da moeda que está usando no PayU. Certifique-se de que a moeda configurada na tela de configuração de pagamento no SuperSaaS seja a mesma moeda da sua conta PayU.
Test mode
Para testar o PayU sem fazer pagamentos reais, você pode fornecer um ID de PDV extra, “segunda_chave” e a moeda de uma conta sandbox do PayU. (Saiba mais sobre contas de sandbox PayU). Em seguida, na tela de configuração de pagamento na seção Configurações do gateway, ative o ‘Modo de teste’.
$gateway {payu 123456 segunda_chave USD 78901 sandbox_second_key USD}
Esteja ciente de que ativar o ‘Modo de teste’ mudará todos os seus provedores de pagamento atualmente configurados para o ‘Modo de teste’. Depois de ter feito uma transação bem-sucedida com PayU em modo de teste, você poderá encontrar a transação em sua conta PayU Sandbox, em “Pagamentos Online” → “Transações” → “Lista de transações”. Se tudo estiver funcionando corretamente, você pode desativar o modo de teste no SuperSaaS.
Adicionar Paystack como gateway de pagamento

Paystack é um provedor de pagamentos que opera na África. Se você tiver uma conta Paystack, poderá habilitar o gateway usando a seguinte sintaxe:
$gateway {paystack sk_live_0123456789…}
Aqui você substitui a chave de exemplo “sk_live_0123456789…” pela sua chave secreta ao vivo, que pode ser encontrada na área Configurações dentro do painel do Paystack. Certifique-se de que a moeda configurada na tela de configuração de pagamento no SuperSaaS seja a mesma moeda da sua conta Paystack.
Modo de teste
Para testar o gateway Paystack sem fazer pagamentos reais, você pode fornecer uma chave secreta de teste extra. (Saiba mais sobre Paystack Sandbox e Live keys). Em seguida, na tela de configuração de pagamento na seção Configurações do gateway, ative o ‘Modo de teste’.
$gateway {paystack sk_live_0123456789… sk_test_9876543210…}
Esteja ciente de que ativar o ‘Modo de teste’ mudará todos os seus provedores de pagamento atualmente configurados para o ‘Modo de teste’. Depois de fazer uma transação bem-sucedida com o Paystack no modo de teste, você poderá encontrar a transação em sua conta Paystack Sandbox, em “Transações”. Se tudo estiver funcionando corretamente, você pode desativar o modo de teste no SuperSaaS.
Adicione um gateway de pagamento personalizado
Se você precisar se integrar a outro provedor não listado aqui ou se quiser usar seu próprio back-end de pagamento, é possível adicionar seu próprio gateway. Observe que isso requer considerável proficiência técnica.
Você pode encontrar os detalhes na documentação do desenvolvedor sobre o gateway de pagamento personalizado.