Suporte
Documentação

Trabalhando com pagamentos manuais

Se você não deseja receber o pagamento no momento da reserva, pode usar faturamento ou lidar com o pagamento manualmente. Também é possível que você apenas queira exibir um preço, mas manter o restante do processo de pagamento fora do sistema de reservas.

Diferente da opção de pagamento online, neste caso o sistema não pode exibir automaticamente se o pagamento realmente foi efetuado. Para faturamento, você deve verificar o status do pagamento com seu provedor de faturas. Para a opção de pagamento manual, o sistema oferece um botão “Aprovar” em cada reserva, que você pode usar quando o pagamento for recebido.

Se você não quiser rastrear pagamentos no SuperSaaS, selecione Nenhum pagamento ou aprovação é necessário na aba Processo, em Exigir pagamento ou aprovação? Se, por outro lado, quiser usar faturamento ou acompanhar os pagamentos manualmente, selecione Concluir pagamento antes de continuar. Observe que “Concluir pagamento” neste contexto pode significar “Enviar fatura” ou “Deduzir crédito” — não implica necessariamente que o pagamento ocorra naquele momento.

Faturamento

Para poder usar o faturamento, você precisará ter uma conta com um Provedor de Faturamento compatível. Atualmente, oferecemos suporte a Stripe, PayPal, Paystack e Moneybird. Você precisará criar uma conta no site deles antes de configurar o faturamento no SuperSaaS.

Como funciona o faturamento

Quando o faturamento estiver configurado e um usuário criar um agendamento, ele verá um botão “Criar fatura” na tela de finalização. Depois que o usuário clicar nesse botão, a fatura será armazenada até que chegue o momento de enviá-la. Quando esse momento chegar, ela será enviada ao seu provedor de faturamento, que encaminhará a fatura ao cliente. O provedor de faturamento pode acompanhar se a fatura foi paga. No SuperSaaS, você poderá apenas verificar se a fatura já foi enviada.

Na tela de Configuração de Pagamento, você pode especificar quanto tempo antes (ou depois) do compromisso a fatura deve ser enviada. Se o agendamento for remarcado, a fatura também será reagendada (desde que ainda não tenha sido enviada). Se você excluir um agendamento antes do envio da fatura, ela não será mais enviada. A tela de Configuração de Pagamento contém um link para uma lista de todas as faturas agendadas para envio. Nessa tela, você pode excluir faturas manualmente ou enviá-las imediatamente. Reservas com faturas pendentes de envio também serão marcadas com um ícone I na agenda.

Se você inserir um número negativo de dias, por exemplo −100, a data para envio da fatura ficará no passado. Isso fará com que a fatura seja enviada imediatamente. Por outro lado, se você inserir um número positivo muito alto, a fatura será enviada apenas em uma data futura distante. Você pode usar isso para tornar o envio da fatura um processo manual, sendo necessário acessar a tela de Faturas Agendadas para enviá-las.

Observe que as faturas são geradas em lotes, então pode levar algum tempo para que uma fatura apareça. Ao visualizar um compromisso na sua agenda ou na tela de Supervisão, será indicado se a fatura foi enviada com o ícone +I e o texto “Fatura Enviada”.

As faturas suportam impostos e depósitos, mas a forma como são implementados varia entre os provedores de faturamento. É recomendável criar uma fatura de teste com antecedência para garantir que os impostos ou depósitos sejam exibidos conforme o esperado. Os impostos e depósitos podem ser definidos usando regras de preços Regras Avançadas de Preço.

Configurando o faturamento

Selecione a opção de pagamento e/ou aprovação
  1. Na guia processos, acima de exigir pagamento ou aprovação?, selecione completar o pagamento antes de continuar e clique em salvar alterações na parte inferior da tela. Isso o levará de volta para a guia Visão geral da tela configuração.
  2. Selecione a guia de Processos novamente e clique no link à direita de Configurações de Pagamentos a opção Exigir pagamento ou aprovação? no cabeçalho da seção.
Configuração de pagamentos manuais
  1. Em “Configurações Gerais”, selecione o modo do gateway: Faturamento automático …
  2. Role até o final da página até o título “Configurações de Faturamento” e preencha as informações exigidas pelo provedor que você selecionou.

Stripe

Para o Stripe, acesse a seção “Chaves da API” na sua conta Stripe.

  • Crie uma nova “Chave restrita”. Selecione a opção “Construindo sua própria integração”.
  • Na próxima tela, dê um nome à chave e conceda permissão de “escrita” para os tipos de recurso “Customers”, “Credit notes” e “Invoices”.
  • Copie essa nova “Chave restrita”.
  • Agora ative o modo de teste (“Test Mode”) no topo da página e repita os mesmos passos para obter uma chave de teste “Restrita”. A chave de teste é usada para simular faturas sem realmente enviá-las, enquanto a chave ativa envia faturas reais aos seus clientes.
  • Adicione as chaves na página de Configurações de Pagamento e clique em Salvar alterações
  • Certifique-se também de que você tenha ativado pelo menos um método de pagamento na seção Métodos de Pagamento da sua conta Stripe. Isso permite especificar como seus clientes poderão pagar a fatura online.
  • Se você tiver configurado impostos nas regras de preço, eles serão exibidos na fatura.
Chaves da API do Stripe

PayPal

Para configurar o PayPal, acesse a seção “Meus Apps e Credenciais” no painel de desenvolvedor do PayPal.

  • Crie um novo “App”.
  • Dê um nome como “SuperSaaS” e certifique-se de que o “Tipo de App” esteja definido como “Comerciante” (Merchant).
  • Selecione a Conta Empresarial correta e clique em “Criar App”.
  • Na tela seguinte, copie o “Client ID” e o “Secret”.
  • Nesta mesma tela, você também pode restringir as permissões do App. Recomendamos deixar ativado apenas o “Faturamento” (Invoicing).
  • Clique em “Salvar” e volte para a tela “Meus Apps e Credenciais”.
  • Agora alterne para o modo “Live” no topo da página e repita os passos acima para obter o “Live Client ID” e o “Live Secret”. A chave de teste serve para simular faturas sem enviá-las de fato, enquanto os dados reais enviarão faturas verdadeiras aos seus clientes.
  • Se você configurou impostos nas regras de preço, a fatura incluirá os impostos. O PayPal utiliza um método de arredondamento diferente para o último centavo, o que pode gerar uma diferença de 1 centavo entre o SuperSaaS e o PayPal em algumas situações.

Moneybird

  • Basta clicar no botão “Conectar ao Moneybird”. Isso abrirá uma nova janela que o redirecionará para o Moneybird e configurará a conexão.
  • O Moneybird perguntará a qual Administração você deseja se conectar.
  • O SuperSaaS utilizará o “Fluxo de Faturas” (Invoice Workflow) padrão e a “Identidade Corporativa” (Corporate Identity) da Administração selecionada. Você pode ajustar esses dados diretamente no Moneybird para personalizar o visual das suas faturas.
  • Os impostos são exibidos na fatura enviada ao Moneybird. É melhor evitar inserir valores fixos de impostos, e em vez disso, usar porcentagens (IVA) que correspondam às configurações do seu país.

Paystack

Para configurar o Paystack, acesse a seção “Desenvolvedores” na sua conta Paystack.

  • Copie a “Chave Secreta Live”.
  • Copie a “Chave Secreta de Teste”. A chave de teste é usada para simular faturas sem realmente enviá-las, enquanto a chave real envia faturas verdadeiras aos seus clientes.
  • Adicione as chaves na página de Configuração de Pagamento e clique em Salvar alterações
  • Se forem utilizados impostos ou depósitos, a fatura atualmente não exibirá todos os itens separadamente, mas sim um total com os valores de impostos ou depósitos incluídos.

Invoice Ninja

Para configurar o Invoice Ninja, acesse a seção “Painel” da sua conta Invoice Ninja.

  • Vá em “Configurações”, depois em “Gerenciamento de Conta”, onde você pode criar “Tokens de API” clicando no botão “Novo Token” (observação: é necessário ter uma conta paga). Copie o token.
  • Em seguida, no painel do SuperSaaS, na página de “Configuração de Pagamento”, sob “Provedores de Fatura”, clique em “Invoice Ninja” e cole o token no campo apropriado (nota: a seção “Provedores de Fatura” só aparece após selecionar “Faturamento Automático”, conforme explicado anteriormente).
  • Clique no botão Salvar alterações.
  • No painel do Invoice Ninja, configure os dados da sua empresa. Em “Localização”, defina a moeda e o idioma das faturas e, por fim, em “Configurações de Pagamento”, configure seus métodos de pagamento.
  • Recomendamos testar a fatura e realizar um pagamento de teste no modo de teste (se disponível) antes de enviar faturas aos seus clientes.
  • As informações de imposto serão enviadas ao Invoice Ninja se você tiver configurado os impostos na seção de Preços do painel do SuperSaaS. Mais informações sobre como configurar impostos.

Pagamento manual

Se você deseja receber pagamentos, mas prefere não usar uma das opções de pagamento integradas, o SuperSaaS oferece a opção de processar pagamentos manualmente. Na finalização da reserva, os clientes recebem instruções de pagamento e, após o recebimento do valor, você aprova a reserva manualmente pelo site. Essa opção pode ser usada com Venmo, ou para solicitar cheques ou transferências bancárias.

Forneça instruções de pagamento

Selecionar opção de pagamento e/ou aprovação desejada
  1. Na aba Processo, em Exigir pagamento ou aprovação?, selecione Concluir pagamento antes de continuar e clique em Salvar alterações na parte inferior da tela. Você será redirecionado de volta à aba Visão Geral da tela de configuração.
  2. Selecione novamente a aba Processo e clique no link Configuração de Pagamento à direita do cabeçalho da seção Exigir pagamento ou aprovação?.
Configuração de pagamento manual
  1. Em “Configurações Gerais”, selecione o primeiro modo de gateway: Manual – Transferência bancária ou cheque e clique em Salvar alterações. Você será redirecionado de volta ao seu painel.
  2. Volte à tela de configuração da agenda em questão e selecione a aba Layout.
  1. Perto do final da página, você encontrará o campo Mensagem a ser exibida na tela de finalização. Aqui você pode inserir suas instruções de pagamento, como: “Favor enviar um cheque em nome de MinhaEmpresa”.
Modificar a mensagem na tela de finalização

Observe que um domínio personalizado só será exibido em combinação com a tela de pagamento se estiver sendo servido por HTTPS. Se seu domínio personalizado não tiver HTTPS, ao se conectar ao servidor seguro, o sistema mudará automaticamente o domínio. Ao sair da seção de pagamento, o sistema retorna ao uso do domínio personalizado.