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Configurando restrições de agendamento

Usando restrições, você pode guiar o comportamento tanto do seu agendamento quanto dos usuários. Isso permite especificar em detalhes quantas reservas podem ser criadas e em quais horários. Também permite que você mantenha o controle sobre o número máximo de compromissos futuros em sua conta, para que não seja forçado de repente a fazer um upgrade para uma assinatura maior. Neste artigo, você aprenderá sobre:

Restrições de agendamento

Você pode gerenciar o comportamento da sua agenda através de Configurar > Recursos (ou Configurar > Serviços no caso de uma agenda de Serviço). Aqui, você pode definir várias restrições para estabelecer limites para cada usuário ou intervalo de tempo. Você também pode aplicar restrições de tempo para controlar quando os usuários têm permissão para reservar um recurso ou serviço.

Limites por usuário

Cada um dos tipos de agenda permite controlar quantos compromissos os usuários podem fazer por dia, semana ou mês, no total ou no futuro. A principal diferença entre as opções de total e futuro está em como as possibilidades de agendamento são limitadas. Com a opção futuro, os usuários podem agendar um número limitado de compromissos futuros. Assim que os compromissos atuais tiverem passado, poderão agendar novos. Por outro lado, a opção total impõe um limite geral ao número de agendamentos que um usuário pode fazer. Mesmo que os compromissos já tenham ocorrido, não poderão fazer novos agendamentos se tiverem atingido o limite total.

Limites por usuário
Restrições podem ser úteis, por exemplo, quando você trabalha com uma estrutura de associação que permite um número limitado de agendamentos por membro por semana.

Limites por janela (apenas para agendas de Capacidade)

Agendas de Capacidade permitem que você defina limites de quantas reservas podem ser feitas por horário (capacidade padrão por horário). Você também pode controlar quantas reservas um único usuário pode fazer para o mesmo horário.

Limitar quantas pessoas podem reservar um horário

Se você permitir mais de uma reserva por usuário, um campo “Quantidade” aparecerá na caixa de diálogo da reserva, permitindo que os usuários especifiquem, por exemplo, quantos assentos desejam reservar.

Limites por vaga
Para renomear o campo “Quantidade” para algo mais apropriado à sua situação, como “Número de ingressos”, vá até Configurar > Processo. Em seguida, localize o último campo personalizável adicional e clique no link “personalizar”.

Se você permitir que os usuários façam várias reservas para o mesmo período de tempo, eles também poderão criar múltiplas reservas para o mesmo horário. Isso pode ser útil para permitir que um usuário faça reservas para amigos usando sua própria conta de usuário.

Por padrão, as informações de capacidade são visíveis para todos os usuários. Se você optar por ocultá-las, será exibida apenas a informação de se o horário está disponível.

Você pode ajustar a capacidade de cada horário individualmente ao criá-lo ou editá-lo na guia Supervisionar > Visão Geral, independentemente da capacidade padrão. Para definir um horário com capacidade ilimitada, insira um hífen (‘—’) no campo de capacidade. Se você apenas deseja exibir um horário sem permitir reservas, defina a capacidade como 0.

Lista de espera (apenas para Agendas de Capacidade)

Se você restringir a capacidade dos horários, terá a opção de permitir overbooking (reservas acima da capacidade). Quando um horário atingir a capacidade máxima, reservas adicionais serão colocadas na lista de espera.

Configurar overbooking para ativar listas de espera

O overbooking pode ser restrito a superusuários e ao administrador, ou permitido para todos os usuários da sua agenda. No segundo caso, você pode optar por colocar os usuários automaticamente na lista de espera ou deixar que eles decidam se desejam entrar na lista de espera.

Agendamentos Excedentes

Você pode escolher se os usuários da lista de espera realocados automaticamente uma vez que outra reserva é cancelada ou se você vai fazer isso manualmente.

Um usuário que é colocado na lista de espera será notificado de acordo com as configurações de notificação geral. Desde que habilitadas para notificações por email, os usuários também receberão um e-mail de confirmação após serem colocados.

Observe que, após a habilitação do recurso de lista de espera, uma configuração adicional aparecerá sob exigir pagamento ou aprovação? na página Configurar > processo; Essa configuração permite que os usuários em lista de espera pagar após a colocação, em vez de no momento da reserva.

Lembre-se de que, se você aumentar a capacidade de um horário, os usuários na lista de espera não serão adicionados automaticamente. O administrador ou superusuário precisará adicioná-los manualmente.

Restrições da agenda

Dependendo do tipo de calendário, você possui várias restrições disponíveis para controlar o comprimento e/ou iniciar o tempo de reservas.

Duração das reservas

A duração da reserva define quanto tempo cada agendamento irá durar. As etapas para definir as durações dos compromissos variam dependendo do tipo de agenda:

Agenda de Recurso

No caso de uma Agenda de recurso, você pode escolher entre três maneiras de determinar a duração da reserva. Você pode permitir que os usuários determinem os horários de início e término, trabalhar com durações fixas ou deixar que dependa do recurso ou serviço selecionado a partir de um menu suspenso, o chamado ‘seletor de duração’.

Alcance das reservas

Além de uma duração padrão, a primeira opção também permite definir uma duração mínima e máxima. Além disso, o campo Tempo de intervalo pode ser usado para agendar algum tempo entre reservas subsequentes, por exemplo, porque você precisa de algum tempo para limpar entre dois compromissos.

Comprimento nos calendários de recursos

Ao usar a opção de duração fixa, o campo de duração padrão é usado para especificar a duração de cada reserva feita. Você também pode querer especificar algum tempo entre duas reservas subsequentes, usando o campo Tempo de intervalo.

Ao selecionar a terceira opção, uma nova área de texto aparecerá onde cada uma das opções para o seletor de duração deve ser inserida como uma linha separada. Uma linha pode consistir em uma breve descrição do recurso/serviço, seguida por uma duração no formato H:MM ou D:HH:MM. Opcionalmente, você também pode adicionar um preço (veja também Definindo preços). Observe que este recurso utiliza um dos dois campos personalizáveis disponíveis da agenda.

Lista de seleção com opções para seletor de alcance
Se você não quiser listar todas as combinações possíveis, uma alternativa é trabalhar com um menu suspenso personalizado a partir do qual o usuário seleciona um produto ou serviço. Isso pode ser combinado com o seletor de duração na aba Processo. Se certas durações estiverem disponíveis apenas para alguns produtos ou serviços, você pode usar as regras de preços para tornar uma duração indisponível quando uma determinada opção for selecionada.
Calendário da Capacidade

Em um Calendário da capacidade, o tamanho de uma vaga determina a quantidade de reservas. O tamanho de uma vaga padrão pode ser definido através de Configurar > recursos. Esse comprimento é usado para quaisquer novas janelas criadas em seu calendário. No entanto, o comprimento do padrão pode ser facilmente ajustado em uma janela individual durante ou após a criação. Alterar a duração ou a descrição de uma janela, ou transferi-la para outra data, não afeta de forma alguma as reservas que ela possa conter.

Tamanho padrão das janelas dos agendamentos
Agenda de Serviço

A Agenda de serviço não possui uma duração padrão para reservas, ao contrário das outras duas agendas. Quando você cria um serviço na página Configurar > Serviços, você deve definir manualmente uma duração para cada serviço. Cada serviço pode ter uma duração diferente. Se você deixar o campo de duração vazio, o serviço não poderá ser criado ou salvo. A duração pode ser definida em dias, horas ou minutos, utilizando o formato D:HH:MM. A duração de cada serviço será exibida na agenda quando os usuários tiverem que selecionar o serviço que desejam agendar.

Além de definir uma duração para cada serviço, você também pode optar por adicionar tempos de intervalo e decidir se múltiplas reservas podem ocorrer ao mesmo tempo.

Restrições de horário de início (Apenas agendas de Recurso e Serviço)

Além da duração das reservas, você também pode configurar sua agenda de forma que permita aos usuários criar reservas apenas em horários específicos de início. Isso se aplica apenas às Agendas de Recurso e às Agendas de Serviço.

Configurando restrições de horário de início

Separadamente do alcance de reservas, você pode configurar seu calendário de uma forma que permita aos usuários criar agendamentos em tempos de início específicos apenas. Você pode também especificar as datas de início de forma explícita, por exemplo 9:00 AM, 9:30 AM, 10:00 AM, etc., ou prover um chamado ‘pai’. O código pai *:00, *:20, *:40, por exemplo, permite que novos agendamentos iniciem todo horário, e na hora, assim como 20 e 40 minutos passados.

Restrições de tempo de início

Ao selecionar As restrições de início diferem por dia aparece um campo adicional onde você pode especificar quando os compromissos podem começar a cada dia. Se você combinar vários agendamentos então as restrições iniciais dos agendamentos também serão combinadas logicamente, permitindo alguns padrões verdadeiramente complexos. Você pode usar isso para alterar o horário de início para ser diferente em um único dia, por exemplo. Esta opção não está disponível quando você arredonda os horários para dias inteiros.

A opção Revela apenas o primeiro horário de início disponível para cada dia disponibilizará uma única vaga por vez. Isto obriga as pessoas a fazerem reservas adjacentes, o que evita lacunas na programação, um conceito por vezes referido como “reserva em conjunto”. Quando um compromisso é cancelado, esse espaço será aberto primeiro para preencher a lacuna. Como administrador, você ainda poderá clicar no horário de início e ajustá-lo manualmente para reservar em qualquer lugar.

Quando você não usa restrições de horário de início, os agendamentos podem começar em qualquer horário. Nesse caso, talvez você queira configurar um tempo de arredondamento apropriado. Assim, você evita que os usuários reservem horários irregulares como das 12:07 às 12:23, o que deixaria sua agenda cheia de lacunas. Quando você usa a função de tempos de arredondamento em combinação com restrições de horário de início, apenas o horário de término será arredondado.

Quando você seleciona Arredondar horários para o mais próximo , a interface do usuário omitirá a exibição de horas e minutos. Isso é útil para eventos de vários dias, como o aluguel de uma casa de férias, onde não seria apropriado especificar um horário em minutos. Você pode restringir ainda mais os horários em que os clientes podem agendar especificando seu horário de funcionamento e adicionando dias especiais como feriados nacionais e férias. Isso pode ser feito via Supervisionar > Horário de funcionamento / Dias Especiais.

Restrições de processo

Em adição às restrições de calendário discutidas acima, há também um pequeno grupo de restrições que permite que você controle o tempo do processo de agendamento.

Adicionar e Mudar Reservas

Via Configurar > Processos você pode especificar após qual ponto uma reserva não pode ser mais alterada ou excluída, assim como novos agendamentos podem ser adicionados.

Quando reservas podem ser feitas?

Note que se você permite aos usuários a agendar apenas um dia antes, não será possível que eles façam uma reserva para as 14:00 do próximo dia se não forem 14:00 do dia atual. Se, ao invés, você deseja fazer com que o próximo dia esteja disponível para agendamento, selecione Manter o dia inteiro disponível a partir do horário de aberturas.

Restrições interativas em agendas de Serviço

Em uma agenda de Serviço, o sistema leva em consideração a disponibilidade de cada recurso do qual o serviço depende. Há várias restrições de agendamento que podem ser configuradas na agenda de cada recurso dependente:

  • Horário de funcionamento
  • Dias especiais, como feriados
  • Limite o tempo de antecedência que uma reserva pode ser feita
  • Limitar compromissos por período ou no total
  • Garantir que um calendário sincronizado do Google ou do Outlook esteja disponível

Um período de tempo só estará disponível se estiver em conformidade com todas essas restrições, incluindo as restrições para cada recurso do qual o serviço depende.

Por exemplo, um serviço de corte de cabelo só está disponível se o cabeleireiro (o recurso vinculado) estiver disponível na sua agenda. Se o cabeleireiro definiu horários de trabalho na agenda de recursos e o corte estiver fora desses horários, o serviço não estará disponível.

A aba Supervisionar > Horário de funcionamento de cada agenda tem uma seção na parte inferior que determina como as informações de disponibilidade são aplicadas e uma caixa de seleção para permitir que o administrador ignore todas as restrições de tempo da agenda. Se você desativar uma restrição ali, ela também será ignorada em quaisquer serviços dependentes.

Todas as outras configurações de um horário só se aplicam a reservas feitas nesse horário específico. Por exemplo, apenas as configurações de preço e pagamento se aplicam ao agendamento onde o agendamento foi feito, os preços dos calendários conectados são ignorados.