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Três tipos de Calendário: Qual usar?

A primeira escolha a fazer quando for criar de um novo calendário SuperSaaS é que tipo de agenda usar. O processo de agendar uma consulta difere muito de um negócio para outro. SuperSaaS oferece três tipos de calendários diferentes para que você possa escolher um que corresponda às suas necessidades específicas. Os três tipos de calendário são conhecidos como Calendário de Capacidade, Calendário de recursos, e Calendário de serviços. Os tipos de calendário se sobrepõem no que eles podem fazer, e para algumas aplicações mais do que um vai funcionar, mas você vai ter a melhor experiência se você selecionar um tipo adequado à sua situação.

Use o Calendário de capacidade para eventos de grupos

Para distinguir entre os tipos de calendário, você precisa decidir quantas pessoas devem ser capazes de se inscrever para este evento. Se a resposta for mais do que um, então o "Calendário de Capacidade" vai provavelmente será mais adequado.

Exemplos de eventos de grupo, onde um calendário de capacidade iria trabalhar melhor:

  • Alunos se inscrevendo para uma aula
  • Os participantes se registrando para uma conferência

Exemplos de situações em que um calendário de capacidade não trabalharia melhor e um Calendário de Recursos ou Calendário de serviços devem ser usados:

  • Fazer uma consulta com um consultor (apenas um usuário de cada vez)
  • Um salão com vários terapeutas (clientes marcam consultas simultâneas, mas não com o mesmo terapeuta)
  • Um serviço de aluguel de barcos com vários barcos (as pessoas vão querer alugar em momentos diferentes)
Exemplo de Calendário de capacidade Um calendário de capacidade com vários compromissos no mesmo intervalo de tempo

O Calendário de recursos funciona bem na maioria dos outros casos

A distinção entre um calendário de recursos e calendário de serviço reside principalmente no processo de reserva. Como está implícito pelo seu nome, um calendário de recursos é organizado em torno de recursos – professores, barcos, salas –, cada um dos quais pode ser usado apenas para reservas individuais. Em outras palavras, o recurso pode ser reservado uma vez por horário. O calendário mostra a disponibilidade do recurso e o usuário escolhe uma vaga disponível. Em comparação, quando se utiliza um programa de serviço, o usuário em primeiro lugar tem que selecionar um serviço – uma lição, um passeio, um corte de cabelo –. Depois de selecionar um serviço, o calendário vai mostrar todos os pontos que têm os recursos disponíveis que são necessários para esse serviço.

Recomendamos que você comece criando um calendário de recursos. Um calendário de recurso vai funcionar na maioria dos cenários, embora às vezes um processo orientado para o serviço vai se encaixar melhor. O calendário recurso deve conter cada recurso escasso que está envolvido no processo de reserva. Por exemplo, recursos escassos poderia ser terapeutas, quartos, barcos, mesas de bilhar, etc. Se você estiver configurando um calendário para permitir que as pessoas agendem uma consulta com você, então você seria o recurso escasso. Não incluem recursos que não são escassos. Por exemplo, se uma consulta precisa de uma sala de reuniões, mas há sempre uma sala de reuniões disponível, não há nenhum ponto em incluí-la.

Exemplo de CAlendário de recurso Um calendário de recursos com três recursos, cada um pode conter um compromisso de cada vez

O Calendário de Serviços tem poucas habilidades únicas

Habilidade principal do programa de serviço é que ele pode ter em conta a disponibilidade de recursos em outros horários. Se um serviço depende de um número de recursos estarem disponíveis, o serviço de agendamento verifica quando todos os recursos necessários estarão disponíveis para permitir a uma vaga de serviço seja criada. Mas onde o calendário de recurso permite aos usuários criar compromissos de comprimento arbitrário e / ou criar compromissos de repetição, o plano de serviço carece de tal capacidade.

Exemplos de onde seria necessário um plano de serviço:

  • São necessários vários recursos para uma reserva. Por exemplo: uma reserva para um tratamento exige que tanto um quarto e um terapeuta sejão reservados ao mesmo tempo.
  • Diferentes serviços exigem recursos diferentes. Por exemplo: um determinado tratamento só pode ser realizado por um médico específico.

Para definir um serviço que usa vários recursos, você primeiro precisa definir esses recursos em um calendário de recursos.

Exemplo de calendário de recurso Um calendário de serviço, a coluna esquerda lista os serviços disponíveis

Como você pode criar e eliminar quantos calendários quiser, não há mal nenhum em experimentar vários tipos e descartar aqueles não utilizados mais tarde. Tudo, menos o tipo do calendário pode ser mudado depois. Você pode testar um exemplo de cada tipo de calendário no Sessão de demonstração. Você pode encontrar os tutoriais para os diferentes tipos.

Caso de usoTipo de Calendário
Os alunos se inscrever para aulasCapacidade
Os participantes se inscrever para um eventoCapacidade
Os funcionários reservem salas de reuniõesRecurso
Usuários selecionando o tempo das consultasRecurso
Mostrando a disponibilidade para o seu café da manhaRecurso
Reservar tanto um projetor quanto uma salaServiço
Ilustrando cada serviço com fotosServiço

Tipos avançados

O sistema SuperSaaS oferece uma grande flexibilidade quando se trata de configurar o seu processo de reserva. Abaixo, você encontrará quatro dicas avançadas a respeito de como você pode configurar o seu programa para lidar com algumas situações específicas.

Reserva restrita

Em um recurso e um calendário de serviço, os usuários podem criar uma reserva em qualquer lugar , exceto quando você dizer-lhes que não. Em outras palavras, por padrão, toda a programação está disponível para reservas, a menos que você bloqueie um ponto. Em um calendário de capacidade, é o contrário: os usuários só podem reservar onde você criou uma vaga disponível. Se você quer que as pessoas selecionem apenas algumas datas disponíveis, então você pode usar um calendário de capacidade, com um máximo de 1vaga por vez. Isso pode ser mais fácil do que bloquear todas as datas indisponíveis em uma programação de recursos ou serviço.

Calendário de serviço autônomo

Você pode definir um serviço que não está ligado a qualquer recurso. Se não houver necessidades de recursos, em teoria, um número ilimitado de consultas podem ser feitas ao mesmo tempo, que raramente é útil. Por esta razão, o programa de serviço pode ser configurado para proibir compromissos sobrepostos, com efeito na qualidade de um calendário de recursos com um único recurso. Isso fornece um atalho conveniente se você tem um único recurso e quer usar o calendário de serviço, por exemplo, porque esse formato de calendário funciona melhor para o seu propósito.

Recursos reunidos, apresentados como uma única entidade

Um horário de serviço pode ser utilizado para apresentar a um grupo de recursos como uma entidade única. Isso é útil, por exemplo, se você tem 20 peças idênticas de equipamentos para alugar e você não quer que o cliente selecione um particular. Você tem a opção de dar o equipamento de forma aleatória, ou indicar uma ordem e dar o primeiro disponível.

Recurso único, apresentado como várias entidades

Por outro lado, dois ou mais calendários de serviço podem ser utilizados para representar um único recurso como entidades distintas. Um exemplo é quando um calendário mostra a membros de um clube e outro para clientes walk-in. Membros poderiam ser autorizados a reservar a um preço mais baixo ou com mais antecedência do que os clientes regulares. Outro exemplo seria para um consultor que trabalha para diferentes clientes em vários locais. Ela pode fornecer para cada local com um calendário sob medida para esse cliente específico, e ainda garantir que ela não fique duplamente reservado.

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