Documentação

Personalizando notificações e lembretes

As mensagens de e-mail e SMS geradas como parte do processo de cadastro e reserva podem ser personalizadas ou substituídas pelas suas próprias mensagens. Mensagens de lembrete e acompanhamento podem ser personalizadas de forma semelhante. Quase todas as mensagens podem conter os chamados “texto automático”, que são “palavras mágicas” que são automaticamente substituídas por algum valor dinâmico quando a mensagem é gerada. O texto que aparece na tela durante o processo de reserva também pode ser personalizado, mas com uma sintaxe um pouco diferente, consulte a seção Personalizando Mensagens e Notificações.

Notificações e lembretes por e-mail personalizados

Embaixo Configurar > Processo você pode optar por confirmar compromissos por e-mail e/ou enviar aos usuários um lembrete por e-mail algum tempo antes do compromisso. Por padrão, o e-mail de confirmação contém as seguintes informações:

Querido Nome,

Esta mensagem é a confirmação de que sua reserva* foi criada.

Detalhes da nova reserva*:

  …detalhes da consulta…

Você pode acessar a programação em:
https://www.supersaas.com.br/schedule/account_name/schedule_name?day=…

Por favor não responda a esta mensagem, ela foi gerada automaticamente e as respostas não serão lidas
* O termo “reserva” pode ser alterado em Configurar > Processo

As confirmações de reserva e lembretes podem ser alterados em Configurar > Layout, enquanto o texto das confirmações de registro pode ser inserido em Configurações de Layout. Se você quiser adicionar algum texto a esta mensagem ou substituí-la por seu próprio texto.

Ver e-mail enviado

Todos os e-mails enviados da sua conta são mantidos no banco de dados por uma hora. Você pode visualizá-lo em sua conta na lista de e-mails enviados recentemente. Isso permite verificar quais mensagens foram enviadas na última hora, para quem foram enviadas e se contêm o que você esperava.

O servidor de e-mail ignorará automaticamente os e-mails enviados para um endereço que termine em @test.com mas ainda aparecerá na lista de e-mails enviados recentemente. Você pode usar isso para testar facilmente vários e-mails sem precisar enviar muitos e-mails para uma conta de e-mail real.

Mensagens dinâmicas usando texto automático

Texto automático são “palavras mágicas” que são automaticamente substituídas por algum valor dinâmico quando a mensagem é gerada. Isto permite-lhe, por exemplo, dirigir-se aos usuários pelo nome ou tornar a mensagem dependente do idioma. Uma palavra de texto automático é simplesmente uma palavra precedida por $, ou seja, $nome. Na tabela abaixo você encontra as sequências de texto automático que podem ser usadas em mensagens de e-mail.

Sequências de texto automático para uso em mensagens de e-mail e lembretes por SMS
A PALAVRA…… SERÁ SUBSTITUÍDA POR
$nameO nome da pessoa a quem a correspondência é endereçada, se disponível
$dearEscreve “Caro $nome,” a menos que $nome não seja conhecido
$loginO nome de login do criador (em branco se for administrador ou não estiver logado)
$subjectO restante desta linha será usado como assunto do e-mail, podendo conter outras palavras mágicas
$urlUm link que aponta para a programação na data da reserva
$modurlUm link que contém um token que permite a modificação desta reserva sem fazer login
$actionDescreve qual ação acionou este e-mail.: “Sua reserva foi $ação” → “Sua reserva foi criada”
$detailsLista os detalhes da reserva, útil se eles tiverem sido removidos pelo comando $substituir abaixo
$replaceRemove todo o texto gerado pelo sistema, apenas o seu texto será mostrado
$nourlRemove apenas o URL do texto pré-gerado pelo sistema
$idO ID do objeto, útil para procurá-lo rapidamente na interface do supervisor
$slot_idO ID da janela ao qual este objeto pertence (somente programação de capacidade)
$form_idO ID do formulário se este objeto tiver um formulário anexado
$start
$finish
A hora de início e de término desta reserva.
Use $hora_de_início ou $hora_de_término para mostrar apenas a hora
$created
$updated
A data de criação desta reserva e a hora em que ela foi alterada ou excluída pela última vez
$whenMostra a hora de início e de término e adiciona informações de fuso horário dependendo da configuração
$previous_startSe o compromisso foi atualizado, mostra a hora de início antes da atualização
$lengthA duração do compromisso exibida como H:MM ou DD:HH:MM
$icalA reserva será anexada à notificação como um arquivo iCalendar
$meeting_urlMostra o link para a reunião do Google Meet ou Zoom, se houver
$formSe um formulário estiver conectado a este objeto ele será anexado como um arquivo HTML
$pricePreço da consulta. Para marcações repetidas é o preço da primeira
$creditNível de crédito atual do usuário (após a criação do compromisso)
$resourcesOs nomes dos recursos conectados (somente agendamento de serviço)
$positionExibe a posição na lista de espera (somente programação de capacidade)
$field_1
$field_2
Exibe o valor dos campos personalizados definidos na tela de configuração, aba Processo
$field_1a
$field_2a
Exibe o valor dos campos personalizados definidos na página Controle de acesso
$suExibe o valor do campo supervisor se estiver disponível
$if "ação"O resto da frase só é impresso se a ação corresponder à ação atual. Para aplicar a condição a várias linhas, coloque-as entre colchetes. Veja abaixo uma lista de ações possíveis.
$else {Mensagem}A cláusula $else só pode seguir uma cláusula $if. A mensagem deve ser colocada entre chaves e só será exibida se a condição $if anterior não for não verdadeira.
$title
$location
$quantity
$level
$description
O título, localização, descrição e quantidade reservada (somente programação de capacidade). Para agendas com vários recursos $descrição contém o nome do recurso

Normalmente, o seu texto personalizado é anexado ao e-mail gerado pelo sistema. No entanto, se você usar a sequência replace em qualquer lugar da mensagem, seu texto substituirá totalmente a mensagem do sistema.

Observe que o campo para ajustar o texto das confirmações de agendamento controla todas as possíveis confirmações por e-mail, não apenas novas confirmações de reserva. Para personalizar o texto para uma confirmação específica, você precisaria usar a instrução condicional $if conforme explicado abaixo.

Os comandos também podem ser encadeados. O próximo trecho de código só substituiria o título quando um novo compromisso fosse criado e, caso contrário, deixaria o título padrão:

$if "created" {$assunto Você tem um novo compromisso em start}

Os valores permitidos após a instrução $if são: created, changed, deleted, approved, refunded, placed_on_the_waiting_list, changed_on_the_waiting_list, removed_from_the_waiting_list or placed (placed significa que saiu da lista de espera para se tornar um compromisso regular).

$if "placed_on_the_waiting_list" {Você é o número $position na lista de espera}

Você também pode usar um identificador de idioma como EN ou ES para exibir uma mensagem apenas se uma pessoa tiver selecionado esse idioma específico no calendário.

$if "ES" {Gracias} $else {Thank you}
Múltiplas condições podem ser combinadas com os chamados operadores lógicos, por exemplo:
$if "created || placed_on_the_waiting_list" {Obrigado pela reserva} (logical OR, um preciso ser verdadeiro)
$if "EN && deleted" {Cancelamento confirmado} (logical AND, ambos precisam ser verdadeiros)
Outro uso do texto automático é fornecer aos seus clientes um link direto para uma tela onde eles podem editar seu compromisso. Você pode adicionar este texto às notificações por e-mail:
Para alterar sua consulta online acesse:
$modurl

O código $modurl irá gerar um link que contém um token que pode permitir ao visitante desse link modificar ou excluir o compromisso sem a necessidade de fazer login. Isso é especialmente útil se você permitir que as pessoas criem compromissos sem fazer login porque desta forma você pode permitir que eles alterem seus próprios compromissos posteriormente.

Todos os e-mails são enviados em texto simples, portanto não é possível adicionar código HTML nas notificações por e-mail. Se você é um desenvolvedor e precisa adicionar HTML ou anexos, considere enviar o e-mail de seu próprio servidor.

Configurando o endereço “De” endereço

Por padrão, as notificações por e-mail da sua conta são enviadas com noreply@supersaas.com no campo “De:” da mensagem. É uma boa ideia alterar este campo para garantir aos usuários que a mensagem vem de você e para garantir que as respostas cheguem até você Você pode alterar essa configuração na tela Configurações de layout. Ele permite adicionar um cabeçalho “Responder para” ou alterar o cabeçalho “De” para seu próprio endereço.

Alterar o endereço “De” para o seu próprio parece atraente, no entanto, esta opção vem com a importante ressalva de que os e-mails correm um risco maior de serem marcados como spam porque não podemos assiná-los se o endereço “De” for diferente do nosso. Além disso, para cumprir os padrões da Internet que visam a prevenção de spam, você precisará adicionar nosso servidor de e-mail ao registro SPF do seu DNS. Modificar um DNS pode ser complicado e talvez você não tenha a opção de modificar o DNS do seu servidor de e-mail.

O cabeçalho “Responder para”, por outro lado, ainda será enviado com noreply@supersaas.com no campo “De”, mas a maioria dos clientes de e-mail exibirá o nome da sua conta como remetente e também enviará respostas para você. Como nosso servidor de e-mail pode assinar criptograficamente a mensagem se tiver supersaas.com no campo “De”, ele tem uma grande chance de passar pelos filtros de spam.

Além disso, todos os links mencionados nas mensagens de e-mail mostrarão supersaas.com, a menos que você configure um domínio personalizado domínio personalizado e vincule-o à sua conta.

A maioria dos domínios é configurada com o chamado registro SPF. Este registro sinaliza para outros servidores de e-mail que eles só devem aceitar e-mails de um remetente listado nesse registro SPF. Se você definir o endereço “De” para seu próprio e-mail, nosso sistema verificará a existência de tal registro SPF no DNS do seu domínio. Se o registro existir, ele precisará especificar que permite que nosso servidor de e-mail envie e-mails. Este é o texto específico que precisa estar presente no registro SPF: include:spf.supersaas.com
Outra maneira de usar seu próprio endereço “De” é e-mail de seu próprio servidor. Usar seu próprio servidor pode ser útil se você quiser evitar que qualquer referência ao SuperSaaS apareça nos cabeçalhos de e-mail e também permitir que você assine criptograficamente a mensagem para melhorar a capacidade de entrega. Isso requer proficiência técnica.

Mensagens SMS personalizadas

Na página Integrações você pode encontrar a página “Gateway de SMS” onde você pode personalizar o conteúdo textual padrão do lembrete SMS. Os mesmos códigos de texto automático usados para personalizar mensagens de e-mail podem ser usados para personalizar lembretes por SMS enviados aos seus clientes. Observe que isso não afeta as notificações por SMS que são enviadas a você para informá-lo sobre reservas novas ou atualizadas.

O conteúdo padrão do lembrete é: Lembrete: <título do compromisso> on <data e hora> O primeiro campo inserido mostrará o título do compromisso e o segundo mostrará a data e hora do compromisso. Por exemplo, desde que você não tenha modificado a mensagem, um lembrete para uma aula de ioga seria mais ou menos assim: Lembrete: Yoga (Briana) on 10/10/2023 18:00

Mais informações sobre como configurar confirmações por SMS podem ser encontradas na documentação de confirmação e lembrete. confirmações e lembretes documentação.