Documentação
Imprimir Página

Enviando e-mail através de um outro servidor

Embora o uso de seu servidor de email seja gratuito e confiável, usar o seu próprio servidor de email lhe dá mais controle sobre o conteúdo de suas emails. Se você quiser usar o seu próprio endereço "De" então, usar o seu próprio servidor de email pode fazer a entrega mais confiável.

Por que usar um outro servidor de email?

  • Impede que mostra referências a SuperSaaS. Embora você possa configurar sua conta para enviar e-mails com seu próprio endereço "De", o nome SuperSaaS ainda estará nos cabeçalhos de e-mail. Em particular, para evitar ser marcado como spam, precisamos incluir uma "Reenviado de" no cabeçalho com o nosso nome que seráexibido em alguns programas de e-mail. Ao usar o seu próprio servidor de email você tem controle total sobre o conteúdo do e-mail, incluindo os cabeçalhos.
  • Evite problemas de entrega. O seu provedor de email ou departamento de TI pode ter definido as medidas de prevenção de spam que tornam difícil enviar email a partir de um servidor de email de terceiros. Por exemplo, alguns servidores de email estão configuradas para rejeitar qualquer e-mail com um endereço "De" de um domínio que considera ser o seu próprio. Da mesma forma, o domínio pode ser chamado de "SPF" ou "registros DKIM" configurados em seu DNS que impedem que terceiros enviem e-mails, e você pode não estar em posição de muda-los.
  • Mantenha o controle de e-mails enviados. Alguns servidores de email, como o Gmail, permite que você mantenha uma cópia de todos os e-mails enviados que pode ser útil se você precisa para se manter a par do que tem enviado e para quem.
  • Adicionar analise de E-mail. Você pode usar um serviço, tal como Mandrill, que adiciona tracking links e "pixels invisíveis" aos e-mails e pode ser capaz de controlar se o email foi aberto.

Configurar um webhook para interceptar e-mail

Você pode configurar um webhook "Enviar E-Mail" que dispara cada vez que um email é gerado ou você pode configurar uma webhook apenas em uma ação específica, como um "Novo agendamento". O webhook "Enviar E-Mail" lhe dará uma mensagem de email inteiramente formatada e uma lista de endereços de e-mail que você pode usar para enviar diretamente. Os outros webhooks lhe darão acesso ao objeto que disparou o webhook, e você tem que construir o e-mail. As informações desta página assume que você deseja redirecionar todo o seu email para outro servidor. Se você quiser enviar um e-mail para apenas uma ação específica, em seguida, consulte as informações sobre outros webhooks.

Assim que você definir um webhook "Enviar E-Mail" que dispara em todos os emails, todos os E-mail o envio da sua conta pelo seu servidor serão automaticamente suspensos. Outros gatilhos webhook não afetam mails enviados por nós.

Você pode usar o website zapier.com para configurar webhooks, ou você pode configurá-los você mesmo usando a tela cstomizada de webhooks dentro de sua conta do SuperSaaS. Veja em exemplo de configuração rápida como usar o Mandrill se você quiser apenas para obter algo funcionando rapidamente.

Enviar e-mail a terceiros via Zapier

A saída do webhooks SuperSaaS 'pode não ser compatível com a entrada que a API de um terceiro serviço de email espera. Ou uma API pode precisar de uma seqüência de autenticação antes de poder ser utilizada. O website Zapier.com permite-lhe criar uma webhook simplesmente combinando os campos sem a necessidade de qualquer programação. Isso permite que você configure uma webhook para redirecionar seu e-mail através do Gmail, Google Apps, SendGrid, ou uma série de outros provedores de e-mail com muito pouco esforço.

Assim que você ativar um "zap", o envio de e-mail do nosso servidor será suspenso, será retomado quando todas as zaps de e-mail estejam pausadas ou excluídas.

Enviar e-mail usando um webhook customizado

Por favor, note que webhooks personalizados apenas estão disponíveis para os assinantes SuperSaaS. Você pode experimentá-lo por uma semana, clicando no botão "Iniciar teste gratuito" na tela webhooks.

Você pode configurar webhooks na Tela Webhooks dentro do seu SuperSaaS. Depois de introduzir uma URL final para criar uma webhook você pode editar o payload que vai enviar quando acionado. Por padrão, a carga útil contém uma mensagem codificada JSON que contém todas as informações necessárias para reconstruir e enviar uma mensagem no fim do recebimento, use o link "Teste webhook" para ver um exemplo. Você pode refinar as informações que são enviadas clicando em Personalizando opção e construindo seu próprio JSON. O JSON pode conter palavras mágicas, as quais irão ser substituídos por valores JSON codificados como descrito na tabela a seguir.

Palavras MágicasResultado (JSON codificado)
$toUma array de endereços de email para o campo "Para"
$bccUm array de endereços de email para o campo "BCC"
$recipientsUm array de todos os endereços de e-mail, tanto "Para" e "BCC"
$plainConteúdo de texto sem formatação da mensagem, se houver
$htmlConteúdo HTML da mensagem, se houver
$bodyConteúdo HTML ou texto simples da mensagem, dependendo do tipo de conteúdo
$content_typeContém 'html' ou 'simples', dependendo do tipo de mensagem
$rawVersão codificada MIME de toda a mensagem incluindo anexos
$attachmentContém o anexos, se houver

Por motivos de privacidade, e-mails de lembrete com vários destinatários são enviados por SuperSaaS com endereços no campo BCC e um campo vazio "Para". Se você enviar lembretes de grupos isto pode representar um problema para APIs que esperam o campo "Para" tenha algo. Uma solução pode ser a de colocar os ambos $bcc e $to endereços no campom "PARA" usando a variável $recipients, e programar o programa de email para para esconder múltiplos destinatários em e-mails enviados.

Exemplo: Enviando email via Mandrill.com

Mandrill é um serviço que é especializado na entrega de e-mail transacional. Eles oferecem recursos avançados, como rastreamento de cliques. O serviço é gratuito se você enviar menos de 12.000 e-mails por mês.

Criar uma chave de API no Mandrill

Crie uma conta no Mandrill, vá na tela de Configurações do Mandrill e clique no botão + Nova chave de API. E copie a chave gerada.

Redirecionar mail de SuperSaaS para Mandrill

Vá na tela Webhooks dentro de sua conta SuperSaaS para criar um novo webhook. Na caixa "Trigger" selecione a opção "Enviar Email" e na caixa "URL de destino" coloque este URL:
https://mandrillapp.com/api/1.0/messages/send-raw.json
Clique em Criar Webhook. Em seguida, você verá a tela "Editar webhook", onde você pode selecionar a opção Customizada e colocar o seguinte JSON:

{
  "key": "MANDRILL_API_KEY",
  "raw_message": "$raw",
  "from_email": "remetente@exemplo.com",
  "from_name": "Seu Nome",
  "to": "$recipients"
}

Troque MANDRILL_API_KEY pela API gerada que você copiou no passo anterios, edite from_email e from_name como apropriado e clique em "Atualizar webhook". Para testar você pode clicar no icone editar Icone Editar e "Testar webhook" e depois modificar a carga útil para ter um endereço de e-mail válido. Você pode, também executar uma ação em sua programação que gera um e-mail.

Por último, verifique a tela "Outbound" em sua conta Mandrill para verificar se foi entregue corretamente. Você também pode querer ler a documentação sobre a configuração do Mandrill SPF and DKIM no seu domínio para melhorar a confiabilidade de obter filtros de spam do passado.