Documentação
Imprimir Página

Use um domínio personalizado em seu calendário

Este tutorial irá mostrar-lhe como criar um endereço web personalizado (URL) para seu calendário. Seus usuários podem acessar seu calendário com um link como www.sua-empresa-agenda.com. Isso ajuda a tranquilizá-los de que o calendário pertence a você e eles não precisam estar cientes de que o software não está sendo executado em seu próprio servidor.

A modificação incorreta da DNS pode, potencialmente, fazer o seu site, bem como o seu e-mail, inacessível. Muitos dos passos detalhados neste tutorial estão fora do controle do SuperSaaS; nós fornecemos estas instruções apenas como um serviço e não podemos ajudar a resolver problemas técnicos que possam surgir. Alguma proficiência técnica é necessária.

Passo 1: Aponte seu (sub)domínio para SuperSaaS

GoDaddy screenshot
DirectAdmin screenshot

Com essas advertências para fora do caminho, acrescentar um subdomínio para apontar para SuperSaaS é bastante simples. O principal fator complicador é que cada fornecedor usa software diferente, por isso é difícil dar instruções passo-a-passo. Para começar, você precisa encontrar algo tipicamente chamado "painel de controle DNS" ou "editor de arquivo Zone" entre as ferramentas administrativas do host onde seu domínio está registrado. Mostrados acima são dois exemplos de que sua página controle de DNS pode ser.

Por causa dos riscos envolvidos, alguns fornecedores de serviços Internet não permitem que você modifique o seu DNS. Se for esse o caso, ou se você simplesmente não se sentir confortável em modificar seu DNS, sua melhor opção é provavelmente a comprar um domínio separado para esse fim. Um domínio barato pode ser obtido por tão pouco como alguns reais por ano, por exemplo, de GoDaddy ou Gandi.net . SuperSaaS não vende nomes de domínio.

Em seu painel de controle DNS você precisa adicionar um chamado registro "CNAME 'para o seu DNS. Adicionar um CNAME envolve inserir um alias e um endereço de destino que deve apontar. O alias é a parte que será o subdomínio de seu site, 'agenda' ou 'reserva' seria uma boa escolha. Suponha que você tenha o domínio suaempresa.com , em seguida, o nome do host completo poderia ser agenda.suaempresa.com . O alias seria agenda , você normalmente não tem que inserir a parte suaempresa.com . O destino ou endereço host que ele aponta deve ser www.supersaas.com. . Observe o ponto extra no final, como alguns utilitários DNS exigem que ela esteja presente, enquanto outros não exigem, como GoDaddy. A maneira mais fácil de descobrir se um ponto final é necessário é verificar se as outras entradas CNAME no seu DNS têm um.

Não coloque em toda a URL na sua agenda, basta digitar www.supersaas.com; a parte /agenda/... não precisa. O sistema SuperSaaS será capaz de descobrir o resto da URL depois de ter insetido o domínio na sua conta (ver Passo 2). Tenha cuidado para não modificar qualquer uma das outras configurações no seu painel de controle DNS a menos que você saiba o que está fazendo. Para obter mais ajuda você pode querer olhar em instruções do Google para criar registros CNAME para vários provedores de domínio populares.

Às vezes, também há uma opção disponível entre as definições para redirecionamento a um (sub) domínio. Este provavelmente não é algo que você quer usar, porque redirecionamento muda o seu nome de domínio na barra do navegador para www.supersaas.com, logo que um visitante abre o link. Além disso, SuperSaaS não será capaz de habilitar o seu calendário para o seu domínio, se você usar um redirecionamento.

Mudanças de DNS podem propagar-se lentamente. Depois de inserir o registro CNAME poderá ter de esperar várias horas, até 24 horas, até que a alteração tenha efeito. Quando algumas horas se passaram você pode testar o seu novo domínio, digitando-o em um navegador. Se tudo correu bem você vai ser ver a homepage SuperSaaS. Se você já entrou em seu domínio personalizado na sua conta (como explicado na próxima etapa), você ira ver uma tela explicando que seu domínio ainda tem que ser ligada à sua conta. Somente após isso ele vai funciona corretamente, você deve continuar com a próxima etapa.

Você também pode verificar se o domínio está corretamente configurado abrindo uma janela de terminal e digitando ping   agenda.suaempresa.com seguido de ping   www.supersaas.com. Se tudo correu bem a saída exibida deve ser o mesmo. Se o primeiro ping faz retornar um endereço IP, mas não é o mesmo que o de SuperSaaS então provavelmente você configurou um redirecionamento ao em vez de um CNAME.

Passo 2: Link seu domínio para sua conta

Agora você pode acessar o seu próprio calendário, substituindo a parte www.supersaas.com pelo seu domínio personalizado. Em seguida, você pode vincular o domínio para sua conta. Ao vincular o domínio para sua conta, você ganha dois benefícios adicionais. Em primeiro lugar, o domínio personalizado será usada em todas as mensagens de e-mail de saída que mencionam uma URL, tal como lembretes. Em segundo lugar, se um visitante aponta seu navegador para o nome de domínio nu, sem a parte /agenda/... , o sistema irá redirecioná-lo para o seu calendário ao em vez de ir para a página inicial SuperSaaS. Isso pressupondo-se que pelo menos um calendário está definido na sua conta ou o sistema não terá nenhum lugar para redirecionar.

Para vincular o domínio siga estes passos:

  1. Em seu Painel, selecione Configurações de Layout e desça até a seção Aparência. Aqui você vai encontrar um link para Configurações avançadas. Na página Configurações avançadas, você vai encontrar uma seção chamada Usando seu próprio (Sub)domínio.
  2. Na página Configurações Avançadas, introduza o nome de domínio que você definiu anteriormente.
  3. Quando você marcar Confirmar esta domínio e vinculá-lo a conta... e clicar em Salvar alterações, o sistema irá verificar se a URL de fato aponta para SuperSaaS para assegurar que os links de lembretes e de confirmação de e-mails enviados estão realmente corretos. Esta verificação também é feita para garantir que outra pessoa não pode incorretamente conectar-se ao seu calendário.

Você pode apontar vários subdomínios para a mesma conta. Por exemplo, se você quer que tanto www.minhaagenda.com e minhaagenda.com funcionem, em seguida, insira apenas a parte myschedule.com . Se ao em vez disso você deseja agenda1.exemplo.com e agenda2.exemplo.com para apontar para duas contas diferentes, digite o nome completo do domínio. Você pode ter várias agendas em um domínio personalizado. A tela supervisor das agendas individuais irá dizer-lhe a URL para chegar a uma agenda em particular. Se você tiver várias agendas e alguém entra apenas a parte de domínio do seu URL personalizado, será mostrada uma lista de suas agendas para escolher.

O domínio de nível superior controla o idioma padrão que o visitante vê. Então, um domínio que termina em .de iria mostrar uma agenda em língua alemã. Qualquer coisa que a linguagem não pode ser determinar, como .com ou .org irá utilizar o idioma padrão especificado em Configurações de layout . Você pode forçar a página para um determinado idioma, adicionando ?Lang=xx para uma URL, onde xx é um código de idioma ISO como fr ou en para Francês e Inglês, respectivamente.