Imprimir Página

Utilize um domínio customizado para sua agenda

Esse tutorial irá demonstrar como criar um endereço web customizado(URL) para sua agenda. Criar um endereço customizado permite usuários acessarem sua agenda através de um link como www.sua-empresa-agendamento.com. Links nos e-mails de confirmação também usarão este domínio. Isso ajuda a confirmar que aquela agenda pertence a você.

Configurar um domínio customizado requer modificação em seu DNS. Alterações incorretas nas entradas de DNS podem potencialmente deixar o seu site, assim como o seu e-mail, infuncionais. Muitos dos passos detalhados nesse tutorial estão fora do controle do SuperSaaS, nós fornecemos essas instruções apenas como um serviço e não podemos ajudar a resolver problemas técnicos que possam aparecer. É necessário alguma experiência técnica.

O procedimento de criar um domínio customizado que aponta para supersaas.com é relativamente simples. Um fator complicante é que cada registro de domínio usa um software diferente, então é um pouco difícil de dar instruções passo-a-passo. Uma segunda complicação, é que hoje em dia, clientes esperam ter uma conexão encriptografada com SSL (https) em páginas que entram com suas informações, e browsers modernos mostram uma mensagem de aviso quando uma conexão não é segura. Embora seja recomendado configurar o domínio para que ele possa ser encontrado por https. Adicionar encriptação SSL em um domínio customizado é um pouco mais difícil, e requer o uso de algo chamado "proxy." Nesse tutorial, iremos explicar como você pode adicionar o CloudFare como um proxy para o SuperSaaS, para que seu domínio fique encriptografado com SSL.

Passo 1: Escolher: Crie um novo domínio ou migre um domínio existente

Você pode migrar o DNS do seu domínio existente para criar um subdomínio como agenda.sua-empresa.com ou você pode adquirir um novo domínio para isso, com o nome agenda-da-sua-empresa.com. Por causa do alto risco envolvido em migrar seu DNS, alguns provedores de serviços de internet não permitem que você mesmo modifique o DNS, Se o seu provedor não permite modificação do DNS ou se você não está confortável em modificar o seu DNS, sua melhor opção pode ser comprar um novo domínio para esse propósito. Você pode comprar um domínio fácilmente por alguns reais/ano de algum provedor de domínio como NameCheap or Gandi. O SuperSaaS não vende registros de domínio.

Passo 2: Criar uma conta no CloudFlare

Assim que você tiver acesso aos nomes dos servidores do domínio que você quer usar, você pode criar uma conta grátis no Cloudflare. Se você já tem um domínio existente, então o tutorial passo-a-passo no Cloudflare irá te ajudar com a migração.

Passo 3: Apontar um (sub)domínio para o SuperSaaS

Uma vez que o domínio está sob o controle do CloudFlare, você pode ir em "My Dashboard" dentro da sua conta do Cloudflare e criar um subdomínio que irá apontar para sua agenda. Cloudflare
No seu painel de controle do DNS, vá para opções avançadas de DNS e adicione um registro "CNAME" no seu DNS. Enquanto cria um novo CNAME, você precisa adicionar um alias e um endereço de destino para qual o mesmo apontará. O alias é a parte que será o subdomínio do seu site, um nome como "agenda" ou "reservas" seria uma boa escolha. Por exemplo, se você tem o domínio suaempresa.com, então o nome completo do domínio ficaria agendamento.suaempresa.com. O destino ou endereço de host que ele deverá apontar para, é: www.supersaas.com. CNAME destino supersaas.com

Não coloque a URL inteira da sua agenda, apenas www.supersaas.com, e não a parte de /schedule/… O sistema do SuperSaaS descobre automaticamente o resto da URL uma vez que você linkou o domínio em sua conta (no próximo passo).

Mudanças no DNS levam um tempo para propagar e podem demorar até 24 horas para terem efeito. Quando tiver passando algum tempo, você pode tentar acessar o seu novo domínio digitando em algum browser. Se você seguiu o procedimento corretamente, você será redirecionado para a página do SuperSaaS (ainda não para a página da sua agenda) Se você já adicionou seu domínio customizado à sua conta (como explicado no próximo passo), você verá uma tela explicando que seu domínio ainda tem de estar linkado para sua conta. Apenas depois disso funcionar corretamente você deve continuar para o próximo passo.

Passo 4 : Atribuir seu domínio em sua conta

Agora você pode acessar a sua agenda ao substituir o www.supersaas.com em sua agenda com o seu domínio customizado. O próximo passo é atribuir o domínio em sua conta. Atribuir o domínio em sua conta garante dois benefícios adicionais: Primeiro, o domínio customizado será usado em todas mensagens de e-mail que contém uma URL, como os lembretes. Segundo, se um visitante entra via browser no domínio sem estar completo, sem a parte do /schedule/…, o sistema irá redirecionar ele para a sua conta, ao invés do site do SuperSaaS.

Para atribuir o domínio à sua conta SuperSaaS:

  1. Em seu painel, selecione Configurações de Layout e desça até a seção de Aparência. Aqui você irá encontrar um link de Configurações Avançadas
  2. Na página de Configurações Avançadas, você irá encontrar uma seção chamadaUtilizando o seu próprio (Sub)Domínio onde você insere o nome do (sub) domínio que você configurou antes.
  3. Quando você seleciona Confirmar este domínio e atribuír para a conta.. e clica Salvar alterações, o sistema irá checar se a URL de fato responde ao SuperSaaS para confirmar que os links nos emails lembretes e confirmações estarão corretos. Essa verificação também ajuda prevenir outras pessoas de usarem links incorretos em suas agendas.

Você pode ter múltiplas agendas em uma conta e todas elas utilizarem o mesmo domínio. A tela de supervisão individual da agenda irá te informar a URL caso queira chegar em uma agenda específica. Se você tem múltiplas agendas e alguém acessa apenas a parte do domínio da sua URL customizada, ele pode tanto ser apresentado à uma lista de suas agendas, ou ser redirecionado para a primeira agenda no seu painel. Na página de Controle de Acesso em baixo do cabeçalho O que acontece quando você acessa… você pode selecionar se o domínio irá mostrar uma lista de todas agendas, ou redirecionar para a primeira.

Por exemplo, se você quer que ambos www.minhaagenda.com and minhaagenda.com funcionem, então entre apenas com a parte do minhaagenda.com. Se, ao contrário, você quiser que agenda1.exemplo.com e agenda2.exemplo.com apontem para duas contas diferentes, entre com o domínio inteiro.

O domínio principal controla a linguagem que o visitante vê. Então um domínio terminando em .de mostraria uma agenda na lingua Alemã. Qualquer outra coisa que a linguagem não possa ser determinada, como .com or .org irá usar o idioma padrão especificado em Configurações de Layout. Você pode forçar a página a usar um idioma específico adicionando ?lang=xx em uma URL, onde xx é um código de linguagem ISO como fr ou en para Francês e Inglês, respectivamente.

Passo 5: (Opcional) Forçar um update de SSL no Cloudflare (não no SuperSaaS)

Se você quiser ter certeza de que usuários que acidentalmente entrarem em um link http antigo serão automaticamente redirecionados para https, você pode configurar o Cloudflare para fazer, dentro da página "Crypto" no painel deles, em baixo do item "Sempre usar HTTPS" O SuperSaaS oferece uma configuração semelhante em sua página de Controle de Acesso, no entanto, você poderia não querer usar, pois irá redirecionar clientes do seu domínio customizado, para um domínio https do SuperSaaS. (Nós programamos esse comportamento porque o sistema não tem como saber se seu domínio customizado tem https habilitado, e o link ficaria corrompido se tentássemos redirecionar um usuário para um domínio https que não tem essa funcionalidade habilitada.)