Documentação

Trabalhando com um sistema de crédito

Você pode oferecer a seus clientes a opção de pagar com créditos que receberam de você ou que foram comprados na loja web associado à sua conta SuperSaaS. Os créditos concedidos são mostrados como moeda, os clientes ainda podem usar seus créditos em combinação com pagamento online.

O sistema de crédito é uma maneira fácil de oferecer descontos e lidar com as restituições. Você pode dar créditos iniciais a novos clientes, que é aplicada automaticamente a sua primeira compra (s). Da mesma forma, você pode dar crédito, por exemplo, dólares ou euros para os clientes individualmente, o que lhes proporciona um desconto para a sua próxima compra. Isso também pode ser útil para reembolsar uma reserva, sem dinheiro mudando de mãos. Você pode até mesmo dar aos clientes crédito ilimitado, se você tem algum outro acordo de pagamento com eles.

Outra maneira de usar o sistema de crédito é permitir que seus clientes comprem créditos de sua loja web e usem para pagar os serviços e / ou recursos fornecidos por você. Você pode definir uma data de expiração ou tê-los válida por tempo indeterminado. Por exemplo, um aluno pode pagar $ 200 para 10 aulas ou US $ 20 cada, ele pode, então, reservar da forma que desejar e sem ter que pagar por cada lição individualmente. Você pode escolher se o crédito é apresentado como moeda ou em créditos. No exemplo anterior, poderíamos ter vendido 10 créditos por US $ 200 e cada lição custaria 1 crédito. Esses créditos funcionam como uma moeda regular – você pode dar preço as coisas, digamos, 1,5 créditos – mas eles só podem ser obtidos antecipadamente. Se, em vez disso, o crédito é denominado em moeda local, os clientes podem parcialmente pagar com cartão de crédito e pagar o restante via PayPal, por exemplo.

Encontre instruções sobre como configurar e operar um sistema de crédito aqui:

Habilitando sistema de crédito

  1. Na aba de processos, abaixo de Exigir o pagamento ou aprovação?, selecione Completo o pagamento antes de continuar e clique em Salvar alterações na parte inferior da tela. Isto irá levá-lo de volta para a guia Visão geral da tela de configuração.
  2. selecione a guia Processos novamente e clique no link Configuração de pagamento a direita de Exigir o pagamento ou aprovação? na sessão do cabeçalho.
Configurando o sistema de crédito
  1. Em “Sistema de Crédito”, selecione a segunda ou terceira opção. Dependendo se você quiser usar créditos principalmente para oferecer descontos e reembolsos aos clientes(Opção 2: Cada cliente tem um nível de crédito; crédito positivo será aplicado para a próxima compra) ou fazer os seus clientes utilizarem os créditos para pagar os serviços e/ou recursos (Opção 3: Todas as transações são feitas com cartão de crédito; o cliente precisa obter crédito antes da reserva).

    Se você preferir trabalhar com créditos do que com a moeda, selecione o botão de rádio na opção 3, que diz: O mesmo que o anterior, mas os valores são mostrados como “créditos” em vez da moeda.

    Quando você ativa o sistema de crédito, um campo de crédito será adicionado a cada um dos perfis de seus clientes. Se um cliente tem crédito, o mesmo será aplicado para a sua próxima operação. Um crédito não-zero é mostrada no canto superior direito da tela do seu cliente.

    Se você quiser mostrar uma mensagem na parte superior da sua página de loja da web, você pode edite-o e formatá-lo nesta página também.

  2. Por padrão, os usuários podem usar seu crédito para agendar qualquer compromisso, desde que seu crédito seja válido. Se você quiser permitir que eles façam reservas apenas em datas em que o crédito ainda seja válido, acesse Configurações de pagamento e selecione esta opção:
    Limite as datas em que os usuários podem fazer reservas ao período em que seu crédito é válido

    Lembre-se de que esta configuração só fica visível quando você adiciona um produto ao seu Gerenciamento de loja. Para obter uma explicação sobre como adicionar um produto, consulte Configurando sua loja virtual.

    Um efeito colateral dessa configuração é que o crédito não será devolvido após o cancelamento se o crédito tiver expirado.

  3. Clique em Salvar alterações. Isto irá levá-lo de volta para o seu painel.
Se um cliente cancela uma reserva que foi (parcialmente) paga com crédito o crédito será devolvido a ele. Portanto, certifique-se de que os clientes não podem cancelar as reservas que já foram atendidas. Você pode fazer isso indo até a tela de configuração de sua programação, selecionando a guia Processos e certificando-se que a primeira opção na seção “quanto tempo de antecedência um cliente pode adicionar ou alterar a sua reserva?” não está definido para zero, pois ‘0’ significa que os clientes também pode alterar reservas no passado.

Configurando um crédito de inicial

Configurando um crédito inicial
  1. Do lado da direita do seu Painel, na seção “Usuários”, selecione a opção Controle de Acesso
  2. Vá até a parte inferior da tela, onde você encontrará a seção Novos usuários receberão um crédito inicial?
  3. Fornecer o nível de crédito que os novos clientes devem iniciar. Se você deseja redefinir o nível de crédito para os clientes existentes a este nível no primeiro dia de cada mês, você pode fazê-lo verificando a caixa de seleção abaixo desta secção
  4. Clique em Salvar alterações. Isto irá levá-lo de volta para seu Painel

Gestão de crédito de um cliente individual

Gestão de crédito de um cliente individual
  1. Do lado da direita do seu Painel, na seção “Usuários”, selecione a opção Gerenciamento de usuários
  2. Encontre o cliente cujo crédito pretende gerenciar, percorrendo a lista ou usando a função de pesquisa, e clique no ícone “editar” a direita dos detalhes do cliente
  3. Digite o valor no campo de crédito. Se você quer fornecer este cliente com crédito ilimitado, basta digitar um sinal de menos (−) no campo de crédito
  4. Clique em Atualizar usuário
Tenha cuidado ao remover créditos que foram comprados como parte de um pacote de créditos que expira na loja de web, porque eles podem ser removidos uma segunda vez quando o pacote expirar. O sistema atualizará as compras relacionadas para manter a contagem de crédito consistente. Consulte a seção “Ajustando créditos a expirar” abaixo.

Configurando sua loja web

Para vender crédito e/ou produtos em sua loja na web, você precisa ter um provedor de pagamento. Por padrão, o sistema usa o PayPal, veja “Configurando PayPal” para mais detalhes, ou você pode configurar outro provedor de pagamento.

  1. Supondo que você ainda não adicionou quaisquer itens para sua loja na web para qualquer um dos seus horários, vá ao seu painel e selecione a opção Configurar Pagamento abaixo da sessão amarela ‘Preferências’. Isso leva você para a tela de Configuração de pagamento
  2. Na seção “Sistema de Crédito”, selecione o link Vender créditos. Isso leva você para a tela de ‘Gestão de compras’
Adição de produtos, isto é, créditos para a sua loja web
  1. Clique em Novo produto e preencha os campos como desejar. Note que, oferecendo mais valor em crédito do que é pago em moeda você pode torná-lo atraente para os clientes a pagar com créditos. Se você pretende vender créditos expirando, introduza um período de tempo no campo “tempo de validade”. A página Supervisionar na tela da loja de Gestão mostra o histórico de compras de crédito. O comprador pode ver o seu “Histórico de compras” em sua página de “Suas configurações”.
  2. Clique em Criar produto
Você pode definir a quantidade de crédito associado a um item para ilimitado inserindo um traço (ou menos;) no campo de crédito. Isto pode ser útil para a venda de assinaturas através de sua loja.

Note que uma vez que você tiver adicionado pelo menos um item para a sua loja web, uma opção Gestão de loja é adicionado à seção Aplicativos do menu no lado direito de seu Painel, bem como em várias telas de configuração.

Ajustar créditos a expirar

Você pode ajustar o crédito de um indivíduo na página Gerenciamento de usuários conforme descrito acima, mas você precisa estar ciente de que se o crédito for comprado na loja, o sistema atualizará as compras relacionadas para manter a contagem de crédito consistente. A forma como esse ajuste automático acontece pode nem sempre ser a desejada, principalmente para créditos vencidos. Especificamente, se você remover créditos, o sistema removerá qualquer crédito não expirado, começando pelo mais antigo ainda válido. Se você adicionar crédito, ele será adicionado à compra mais recente com o crédito restante e, se não houver tal compra, será adicionado como crédito sem prazo de validade. Se esse comportamento não for o desejado, você pode ajustar as compras a crédito manualmente na seção Supervise da página Gerenciamento de loja.

Na página “Supervisionar” o histórico de compras de crédito ainda válido tem um ícone “Expirar Agora” ao lado deles. Se você clicar neste ícone, os créditos expiram imediatamente e o crédito restante da compra feita é removida do usuário. O ícone “Expirar agora” agora se transforma em um ícone “Desfazer” , que lhe permite reverter a ação. O ícone de edição permite que você altere a data de expiração, definindo a data de expiração como um traço (−) o crédito nunca expirará.

Da mesma forma, se você aumentar manualmente créditos de um usuário que não fará parte de qualquer pacote, e, portanto, nunca expiram. Se isso não é desejado você precisa “agir como” o usuário e comprar um pacote de crédito que expira em seu nome. Isso permite que você insira um nome de usuário e uma data de validade. Você pode inserir um traço (−) no nível de crédito para conceder crédito ilimitado ao usuário por um tempo limitado.

Testando o pagamento na loja

Você pode testar o processo de pagamento através do nosso botão de pagamento de teste. Ele simula o processo de pagamento sem o uso de um provedor de terceiros. Ele se torna disponível quando você liga o modo de teste. Ao utilizar o botão de teste você pode facilmente testar a compra de coisas sem ter que passar pelo processo de checkout.

Para ativar o botão de teste, vá até a parte inferior da página Configurar Pagamento. Abaixo de Configurações de Gateway marque a opção Modo de teste. Mudar para o gateway sandbox PayPal… Um botão de teste azul não aparece ao lado de seus produtos na página de compras.

Direcionando clientes a sua loja web

Como vão os seus clientes encontrar sua loja web? Se um cliente não tem qualquer crédito e você vende pelo menos um item em sua loja web que gera crédito, o sistema mostrará automaticamente um link “comprar crédito” acima da agenda. Esta ligação é criada usando a palavra mágica $auto no texto padrão acima da agenda. Portanto, se você colocar o seu próprio texto lá, o link não será mais visível, a menos que você revele isso de novo, adicionando $auto para seu texto. Alternativamente, você poderia usar a palavra mágica $loja no texto acima da agenda. Isso gera um link para a loja que está sempre visível, mesmo que o seu cliente tem crédito suficiente.

  1. Na tela de configuração de sua agenda, selecione a guia Layout
  2. Desça até a seção “Mensagens personalizadas”
  3. Editar e formatar a sua mensagem no campo denominado Mensagem para mostrar no espaço em branco acima do calendário.

    Para mostrar automaticamente um link para comprar crédito, se um cliente não tem qualquer crédito, inclua a palavra mágica $auto em sua mensagem. Isto irá revelar o texto “Por favor, compre crédito antes de criar uma nova reserva.” Você pode editar as suas próprias reservas, clicando sobre eles quando o cliente não tem crédito.

    Se, em vez disso, você quiser criar um link permanente para a sua loja, então você deve usar a palavra mágica $loja. Por exemplo, “Por favor, compre créditos na nossa $loja” irá gerar a mensagem “Por favor, compre créditos em nossa loja”, onde a palavra loja é um link para sua loja web.

  4. Clique em Salvar alterações
Loja Web

Uma forma alternativa para os seus clientes chegarem a sua loja web é através do link Comprar crédito. Esta situa-se ao lado de seu nível de crédito na tela “Editar suas informações”, que é mostrada ao selecionar suas configurações no canto superior direito da tela.

A mensagem na parte superior da página loja pode ser editada e formatada na tela Configuração de Pagamento, sob a secção “Sistema de Crédito”.

Você também pode vender bens físicos através de sua loja online. Nesse caso, você precisa definir o campo de crédito para zero, enquanto definindo o campo “Inventário” para garantir que você não acabar exagerando em um item. Se você quiser permitir que seus clientes comprem vários produtos de uma só vez, selecione a opção Avisar usuário sobre a quantidade